Dores, hipersensibilidade a alimentos frios ou quentes, pequenas cavidades nos dentes… Nem sempre os sintomas da cárie causam grandes incômodos e muitas vezes podem até ser imperceptíveis ao paciente. No entanto, quando não tratada desde o início, a cárie pode se tornar um problema muito mais grave e dolorido. Quer saber mais o que é a cárie e como ela surge? Então continue lendo o post que fizemos para você!

O que é a cárie?

A cárie nada mais é do que uma deterioração dos dentes. Trata-se de uma desmineralização dos tecidos causada pela ação dos ácidos provenientes do metabolismo bacteriano. Ou seja, pela ação das bactérias em nossa boca, que corroem o esmalte dos dentes.

Os dentes são compostos de três partes principais: o esmalte, a dentina e a polpa. Toda vez que a boca se torna um ambiente muito ácido, as bactérias existentes nele atacam o esmalte e a dentina de forma pontual até que ela comece a desmineralizar, isto é, amolecer.

As cáries são mais comuns em crianças, mas nada impede que sejam encontradas em adultos. São diversos os fatores que promovem a cárie e vão desde o estilo de alimentação, a falta ou irregularidade na higienização bucal, até a presença de flúor em excesso e a hereditariedade.

Embora sejam diversos os fatores, uma coisa é fato: com a correta escovação, o uso do fio dental e uma higienização periódica, dificilmente as cáries aparecem!

Por isso, o melhor tratamento é a prevenção: escove os dentes sempre após todas as refeições e visite o dentista regularmente.

Fique atento aos sintomas!

Os cuidados básicos em nossa saúde bucal que fazem toda a diferença!

Gostou do artigo?

Precisa de mais informações a respeito? Agende uma visita! Ficaremos felizes em recebê-lo…

Comentários