Eai galera, tudo bem com vocês?

Hoje trouxe mais um problema que ataca boa parte da população. Um que tem como causa fatores que começam lá atrás, na nossa infância ou então antes disso, com os nossos pais. São eles: chupar o dedo, uso prolongado da mamadeira e da chupeta. Fatores genéticos e hereditários, entre outros.

Descobriram qual é? É a Mordida Cruzada!

Quer saber mais sobre esse problema e como resolvê-lo de maneira segura e eficaz? Então leia até o final este artigo, que – nós da Porto Dents – vamos sanar todas as suas dúvidas.

Vamos lá!

O que É, e o que CAUSA a mordida cruzada?

Imaginem uma caixa e sua tampa, que juntas se completam e são harmônicas entre si. A Caixa é a Arcada Inferior de dentes, e a Tampa, é a Arcada Superior. É assim que deve acontecer com os nossos dentes. Ambas arcadas, superior e inferior, devem se encaixar de forma perfeita e quando acontece o desalinhamento entre elas, ocorre o que chamamos de Mordida Cruzada. Prejudicando, então, a mordida como um todo.

Geralmente, ela ocorre em algumas situações, como:

saudebucalmordidacruzadarepre

  • Mal posicionamento dos dentes;
  • Influenciado por fatores genéticos;
  • Dentes extra-numéricos;
  • Falta de espaço na arcada;
  • Fatores ambientais, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta durante a infância ou mesmo o uso prolongado de mamadeiras. (nesse caso os dentes crescem tortos e desalinham as arcadas)

Outra causa que costuma desencadear na mordida cruzada, no entanto, é um subdesenvolvimento da maxila, o osso que sustenta os dentes da arcada superior. Quando isso acontece os dentes até estão na posição correta em relação à arcada, mas como o osso é menor, ele não consegue cobrir os dentes inferiores. O mesmo irá ocorrer se houver um superdesenvolvimento da mandíbula, o osso que sustenta os dentes da arcada inferior, e ela for maior do que deveria.

Assista o vídeo abaixo e veja mais detalhes:

Como é feito o TRATAMENTO da mordida cruzada?

O primeiro passo é descobrir que possui alguma alteração na arcada dentária. Qualquer profissional da área detecta o problema com facilidade. Seja por meio de um exame clínico, observando os dentes do paciente ou por meio de um raio-X.

O ideal é que o tratamento seja feito o mais cedo possível — e, como já havíamos adiantado: ainda durante a infância. A explicação para isso é simples: com os ossos ainda em desenvolvimentos, fica muito mais fácil corrigir a mordida, estimulando o crescimento da maxila ou mesmo com a realização do realinhamento dos dente, utilizando de aparelhos ortodônticos fixos, semifixos, removíveis ou invisíveis, de acordo com a indicação do profissional para cada paciente.

Caso o processo não possa ser realizado durante a infância, os casos de mordida cruzada em adultos devem ser tratados com bastante cuidado. Ficam, aqui, portanto, algumas dicas para realizar o tratamento de mordida cruzada em adultos.

  • Atente-se às alterações que podem ocorrer, decorrentes do tratamento contra a mordida cruzada, como o bruxismo e a retração gengival;
  • Verifique se essas condições não estão em um estado evolutivo grave, uma vez que elas são problemas sérios e que podem ocasionar na perda de dentes;
  • Não espere muito tempo para realizar o tratamento contra a mordida cruzada, já que os seus efeitos colaterais podem prejudicar tanto a sua saúde bucal quanto os seus valores pessoais, como a autoestima e a própria funcionalidade da pessoa.

CURIOSIDADE: Você Sabia? Mordida cruzada pode causar Bruxismo e perda dos Dentes!

Como falamos em outro artigo, o Bruxismo é algo que pode trazer inúmeras complicações. E se a mordida cruzada não é tratada na fase infantil, os problemas que um adulto poderá desenvolver são ainda mais sérios. Caso perdure essa relação inversa, o paciente pode apresentar bruxismo, fratura ou até perda dos dentes. Retração gengival e sobrecarga da articulação da boca podem causar sua deterioração. Por isso que, assim que o problema for detectado, o tratamento deve ser iniciado com um profissional capacitado para resolver o problema, o ortodontista. Clique aqui para ler o artigo completo sobre BUXISMO.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas relacionadas a Mordida Cruzada? Caso você tenha esse mal, ou então, já teve e o superou, nos conte como foi o tratamento e qual dos métodos você utilizou. Compartilhe conosco sua experiência! Deixa seu comentário abaixo.

Até a próxima!

Agende sua AVALIAÇÃO

* Obrigatórios

Comentários