O bruxismo noturno é um ranger ou então um apertar forte dos dentes durante o sono. Muitas vezes a pessoa não sabe que tem o problema até que alguém a avise sobre o barulho que emite durante a noite ou quando se depara com o desgaste dos dentes. Esse tipo de problema pode fazer com que os dentes fiquem doloridos, e, em graus mais severos, pode culminar em destruição óssea e de tecidos da gengiva.
Além disso, pessoas que sofrem desse mal costumam ter dores na ATM – Articulação têmporo-mandibular, cabeça, ombros e pescoço. Mas diferente do que muitas pessoas pensam, resolver esse tipo de problema é muito simples. Confira a seguir como acabar com o ranger dos dentes durante a noite.
Como acabar com o ranger dos dentes e ter uma boa noite de sono
Muitas pessoas dizem que dormem bem. Porém, é possível potencializar a qualidade do sono, fazendo com que quem tem bruxismo noturno realmente relaxe e, assim, evite o ranger e o apertar dos dentes. Se você sofre desse mal, evite após as 18 horas alimentos estimulantes como chocolate, café e doces. Fuja também de álcool e cigarro e evite refeições muito pesadas. Isso trará tranquilidade e calma, o que acarretará em maior qualidade de sono.
Busque por tranquilidade
O Bruxismo pode ser sinal de estresse. Dessa forma, buscar por tranquilidade ajudará na diminuição e até resolução do problema. Pessoas que sofrem desse mal devem evitar ficar estressadas por problemas fúteis e também devem procurar realizar uma atividade física que lhes dê prazer. Evitar estresses desnecessários e fazer um exercício físico são hábitos que contribuirão para liberações de hormônios como a endorfina, por exemplo, que causam sensação de tranquilidade e bem-estar.
Visite um dentista
O profissional da saúde mais indicado para resolver ou amenizar esse tipo de problema é o dentista. Todas as pessoas possuem um dentista de confiança. Com uma simples consulta, o dentista é capaz de diagnosticar o bruxismo e oferecer diferentes tipos de tratamento para o problema em questão.
A solução mais eficaz é uma placa de silicone ou resina que protege os dentes. A pessoa “veste” a placa antes de dormir e, mesmo que haja algum tipo de ranger ou então pressão dos dentes, tudo é amortecido pela placa, protegendo o esmalte dentário, tirando o peso das articulações e diminuindo as dores causadas pelo bruxismo.
Como vivemos em um mundo acelerado e cheio de estresses, o bruxismo noturno é algo relativamente comum e os casos têm subido ultimamente.
Não há motivo algum para se envergonhar!
É necessário ficar atento aos sintomas e agir corretamente, seguindo as dicas aqui citadas.
Quer saber mais informações sobre o bruxismo? Agende uma visita! Ficaremos felizes em recebê-los…