Tratamento de canal: quando e por que fazer?

A polpa dentária é o tecido mole localizado na parte interior dos dentes, contendo nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Esse tecido, que ocupa desde a coroa dentária até a ponta da raiz, quando é lesionado e infectado por bactérias, pode promover uma infecção, gerando muita dor e inchaço. Para tratar esse tipo de problema, o endodontista deverá fazer um tratamento de canal.

O tratamento de canal nada mais é do que a retirada da polpa danificada e o preenchimento da cavidade com um material específico. A grande vantagem do tratamento de canal é a recuperação do dente, sem que seja necessária a extração, um processo bem mais dolorido e traumático para os pacientes. Embora o dente perca a sua sensibilidade, a parte externa é preservada, garantindo maior conforto estético ao paciente e preservando as funções do dente.

O que é um tratamento de canal?

Em geral, são necessárias de duas à três consultas para realizar o tratamento completo. Porém, com o desenvolvimento da endodontia, alguns dentistas já conseguem realizar o tratamento apenas com uma consulta. Por meio de uma radiografia, o endodontista irá mapear toda área afetada da polpa. Posteriormente com uma broca, a coroa do dente é aberta e a polpa infeccionada é removida integralmente.

A parte interna dos dentes, incluindo os canais que irrigam a polpa são limpos e desinfetados e posteriormente um cimento odontológico é colocado no dente. Muitos dentistas realizam essa primeira etapa em uma consulta e a finalização da restauração na segunda consulta. O objetivo é garantir que o dente foi totalmente limpo.

Por fim, após o preenchimento do dente, a coroa é reconstituída com resina, deixando os dentes totalmente restaurados.

Por que fazer o tratamento de canal?

Poucos pacientes se recusam a fazer o tratamento, já que a infecção da polpa costuma gerar muita dor e inchaço para o paciente. A gravidade da infecção evolui naturalmente com a dor, por isso, é importante não negligenciar e visitar o dentista logo que perceba o desconforto.

O principal objetivo do tratamento de canal é restaurar os dentes e evitar a extração. A perda de um dente, além de dolorida e traumática, faz com que o paciente necessite de novos tratamentos como a realização do implante, por exemplo. Por isso, o tratamento de canal é uma forma restaurar os dentes e evitar maiores desconfortos como a extração.

O ideal é sempre prevenir, fazendo visitas regulares ao dentista e cuidando da higiene bucal. Porém, ao menor sentido de dor, faça uma visita ao dentista e evite que o problema se agrave!

Ficar atento a sua saúde bucal pode evitar muitos transtornos como o tratamento de canal ou extrações indesejadas!

Não deixe de consultar regularmente seu dentista de confiança!

Gostou do artigo?

Então nos acompanhe em nossas redes sociais e BLOG!

Gostaria de saber mais sobre esse tratamento?  Entre em contato com a Porto Dent’s e agende uma visita, será um prazer recebê-lo!