Enfermidades pré-existentes devem ser avisadas

Diabetes, problemas cardíacos e osteoporose são algumas das enfermidades que acometem pessoas na terceira idade. É necessário sempre avisar seu dentista sobre a existência dessas doenças. O diabetes pode tornar a boca mais seca, a saúde do coração está diretamente relacionada com a saúde bucal, e a osteoporose pode prejudicar a fixação de implantes e até mesmo a manutenção da dentição definitiva. Portanto, não se deve esconder nada do dentista.

Dentaduras necessitam de cuidados

As dentaduras facilitam muito a vida das pessoas que estão na terceira idade, mas exigem cuidados especiais.

É necessário seguir de forma rigorosa as instruções de seu dentista e, se ocorrer algum tipo de problema, marque uma consulta imediatamente. Quem utiliza dentadura deve fazer um exame bucal geral ao menos uma vez por ano.

Gengivas precisam de atenção

A gengivite é um problema que afeta basicamente pessoas de todas as idades. Porém, pode se tornar muito mais grave em pessoas com idades superiores aos 50 anos. Os fatores que contribuem para agravar a gengivite são:

• Higiene bucal inadequada/ineficaz;
  • Má alimentação;
  • Doenças pré-existentes, como diabetes, problemas cardíacos e câncer;
  • Estresse;
  • Fumo;
  • Utilização de medicamentos.

As doenças de gengiva são reversíveis em seus primeiros estágios. Por isso, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. Consultas periódicas ao dentista garantem diagnóstico e tratamento precoces.

Pessoas na terceira idade precisam de maior atenção e mais cuidados odontológicos, não por possuírem uma idade avançada, mas por serem mais sensíveis e susceptíveis à possíveis problemas de saúde bucal.

Não se esqueça, independentemente de sua idade, cuide bem da saúde de sua boca.

Quer saber mais sobre próteses removíveis, entre em contato conosco será um prazer atendê-lo(a)!