Nossa rotina é repleta de correria temos tantos detalhes e cuidados a tomar, que muitas vezes torna-se difícil dedicar-se com zelo a prática ritualística da nossa higiene bucal.

Parece uma simples falta de atenção, porém, quem diria que esse costume pode nos trazer alguns problemas graves, além daqueles que já são popularmente conhecidos como cáries e doenças periodontais alguns cientistas conseguiram comprovar que a saúde bucal pode estar diretamente correlacionada a problemas cardíacos e pulmonares.

É isso mesmo que você leu! PROBLEMAS CARDIÁCOS E PULMONARES!

Mas como isso poderia acontecer? parece tão improvável!

Segundo os dados das pesquisas tudo isso se inicia com os microrganismos residentes em nossa boca, quando estes conseguem deslocar-se para a corrente sanguínea podem alcançar nossos órgãos como o coração e pulmões em pouco tempo, provocando as famosas ENDOCARDITES que é uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração), que se não forem tratadas podem até levar à morte.

Mas e as doenças Pulmonares?

Essas ocorrem por meio das doenças periodontais, quando há o acúmulo de placa bacteriana na boca estas podem ser inaladas causando sérias infecções neste órgão.

Enfim, são diversas problemáticas causadas por pequenos descuidos diários.

Para evitar esses transtornos fique atento a nossas dicas:

• Três escovações diárias, após as refeições, sendo a mais importante antes de dormir;
  • Cada escovação deve durar cerca de 2 a 3 minutos;
  • Escolha bem sua escova, fio dental, creme dental (com flúor) e enxaguante bucal de acordo com a sua necessidade;
  • Passe o fio dental, ele irá retirar todos os restos de comida ou placa bacteriana que se ficam em locais de difícil acesso;
  • Na hora da escovação, você pode dividir sua boca em 4 partes (superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo), escovando-as bem por mais ou menos 30 segundos;
  • Movimente sua escova em vai e vem sem muita força e rapidez para não machucar a gengiva;
  • Não se esqueça da língua, escove-a levemente.
  • Finalize com o enxaguante bucal;