A documentação ortodôntica é um conjunto de exames (radiografias, fotografias intra e extrabucais, modelos em gesso das arcadas dentárias, análises cefalométricas e de modelos computadorizados) que proporciona uma visão abrangente do paciente, permitindo maior detalhamento no exame do caso inicial.

A não realização da documentação ortodôntica, e consequentemente do tratamento ortodôntico caso seja preciso, traz problemas funcionais e estéticos para o paciente, entre os quais:

  • Dificuldade para higienização da boca, facilitando o surgimento da cárie, a formação de tártaro e problemas gengivais;
  • Desequilíbrio dos dentes, com possíveis perdas a longo prazo;
    Problemas estéticos devido ao posicionamento errado dos dentes;
  • Problemas mastigatórios e digestivos, pela má trituração dos alimentos, interferindo na saúde total do paciente.

PERGUNTAS FREQUENTES:
Por que realizar a documentação ortodôntica?

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista clínico poderá decidir se o tratamento ortodôntico é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Como será minha documentação ortodôntica?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos:

  1. Aparelhos ortodônticos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária.
  2. Aparelhos ortodônticos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Não deixe de fazer a documentação corretamente ela garante o sucesso do seu tratamento!

Gostou do artigo?

Então nos acompanhe em nossas redes sociais e BLOG!

Gostaria de saber mais sobre a documentação?  Entre em contato com a Porto Dent’s e agende uma visita (clicando aqui), será um prazer recebê-lo!

Comentários