Em dentes com extensas cáries, grande perda óssea em volta, muito quebrados e principalmente o dente siso, quando não possível de se realizar outro tipo de tratamento e após avaliação por um cirurgião dentista, pode haver indicação de extração dentária.

E aí, além da preocupação com a cirurgia em si, que é muito comum de se ter, uma segunda pergunta tem sido cada vez mais frequentemente: “Vai inchar?”.

Pois bem, aqui vão algumas dicas para garantir um bom pós-operatório.

Porque incha?

Após a extração dentária, que é uma cirurgia que acaba por lesionar gengiva, tecido mole e osso, o corpo reage com um mecanismo de defesa no local. Células então são ativadas e um processo inflamatório se inicia, causando edema, calor e vermelhidão. Este edema (o inchaço) acontece porque o líquido das células sai dos vasos sanguíneos e deposita-se nos tecidos superficiais.

Quando começa a inchar?

O inchaço pode começar logo ao terminar a cirurgia, quando já se deu inicio ao processo inflamatório citado acima. Porém, seu pico máximo ocorre no terceiro dia. Passada esta fase, a tendência é regredir, o chamado efeito reverso, melhorando a região e voltando ao seu estado normal. Por isso, os cuidados com o pós-operatório nas primeiras horas até o final da primeira semana após a extração são decisivos para uma boa recuperação.

O que fazer para não inchar?

Compressa com gelo nas bochechas nos primeiros minutos e nas primeiras 24 horas é a melhor maneira de diminuir e evitar o inchaço, a dor e o sangramento. Ajuda a contrair os vasos sanguíneos que estão dilatados por conta do processo inflamatório, evitando o alto fluxo sanguíneo e a liberação dos líquidos celulares para aquela região.

Alimentos frios como picolé e sorvete. Pelo mesmo motivo citado acima.

Alimentos líquidos e macios como um macarrão ou sopa, por exemplo, pode em temperatura ambiente. Mastigar alimentos duros e consistentes aumentaria o esforço mastigatório na região ferida, provocando inchaço nas bochechas.

Quente e morno estão liberados após este primeiro dia (as primeiras 24 horas). Pode até se realizar compressa quente, aplicando uma toalha quente e úmida na área, para relaxar a musculatura. Mas só depois das primeiras 24 horas. Antes disso, deve-se evitar.

Medicação prescrita pelo seu cirurgião dentista deve ser levada à risca, cada uma na sua dose, hora e dias indicados corretamente.

Higienização disciplinada. Com escova macia e levemente feita. A escovação não deixará acumular restos de alimentos, acelerando a cicatrização. Enxaguantes bucais também, sempre e só os indicados pelo seu dentista.

Outros cuidados após a extração do dente siso

  • Comida quente nas primeiras 24 horas após a cirurgia não está indicado. Ela aumentará a circulação sanguínea, que já está mais exacerbada que o normal, provocando mais sangramento. Após este primeiro dia, pode com precaução pode.
  • Não se deve também beber bebida alcoólica enquanto estiver se medicando. A bebida alcoólica influencia negativamente na ação dos antibióticos e medicamentos.
  • Evite fumar, pelo menos até a remoção dos pontos. As substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa e interferem na cicatrização.
  • Repousar e evitar atividades físicas, principalmente nas primeiras 24 horas, também são indicações para acelerar a cicatrização.
  • Sete dias após a extração, o paciente deve voltar ao consultório para que o profissional remova os pontos. A retenção prolongada destes causa acúmulo de comida e placa, não deixando que a região cicatrize.
  • Tomando todos estes cuidados com a alimentação, higienização, repouso, medicamento indicado, diminuição do esforço físico, e principalmente o gelo nos minutos e horas iniciais, diminuirão e muito as chances de inchaço pós-operatório. Não esquecendo que todas essas dicas valem para a extração de siso e para todos os outros dentes também. Siga corretamente as instruções do seu dentista.

 

Para saber mais sintomas do pós operatório, Clique Aqui

Quer saber mais informações sobre extrações dentárias?  Agende uma visita!

Ficaremos felizes em recebê-los…

Comentários