Oi pessoal, tudo bem?

Alguns dos seus familiares ou amigos já falaram que você faz um barulho de ranger de dentes a noite? Ou o seu dentista disse que seus dentes estão com sinais de desgaste e você não sabe o porque? Saiba que isso tem nome! E melhor, existe diversas maneiras de controlar esse mal.

Convido vocês a conhecer um pouco mais sobre essa disfunção que ataca boa parte da população. Vamos lá!

O que é Bruxismo?

O bruxismo é uma condição muito mais comum do que a gente pensa e é caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar muito os dentes. Se sofremos de bruxismo, devemos evitar os fatores desencadeantes, como a ansiedade e o estresse, bem como o consumo de certos medicamentos, drogas, álcool e tabaco. Uma infinidade de problemas são causados por conta dessa disfunção, são eles:

• Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
  • Dores de cabeça e nos músculos da face, causados pelo esforço contínuo dos músculos responsáveis pela mastigação; (Algumas pesquisas nos EUA revelam que mais 80% das dores de cabeça originam dos músculos da mastigação)
  • Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes;

Além desses problemas imediatos, também pode causar outros que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como ele ocorre normalmente a noite, durante o sono, fica difícil, por si só, descobrir que possui esse mau hábito. As pessoas que sofrem desse mal, muitas vezes, desconhecem que sofrem de Bruxismo até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outros, apenas um exame dental rotineiro para descobrir que seus dentes estão desgastados ou o esmalte do seu dente esta rachado. Todavia, é possível prever os sintomas, que são variados e de fácil percepção.

Tratamento

Constatado o problema, é importantíssimo procurar um profissional da área, que poderá orientá-lo da melhor forma possível. Entretanto, não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.

Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

Recomendações

Procure consultar o dentista com regularidade. Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em alguma tarefa ou situação mais complicada. Mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo, pioram o quadro de Bruxismo. Se o problema também se manifestar durante o dia, usar a placa de proteção sempre que possível.

Então é isso, espero que possam ter entendido esse problema que, infelizmente, é bem casual e pode acontecer com qualquer um de nós! Qualquer dúvida, entre em contato conosco ou visite o nosso consultório, estaremos a sua disposição.

Até a próxima!